Avaliação de desempenho

 

É uma ferramenta para conhecer e medir a performance dos indivíduos em uma organização, por meio do confronto entre o que se espera do profissional e o que foi alcançado por ele.

 

Tempo de duração:
Varia de acordo com a quantidade de análises
 

Pré-requisitos:

Não possui

Como Funciona?

A Avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para a gestão estratégica de pessoas.

O processo corresponde a uma análise do desempenho profissional em função das atitudes comportamentais, atividades realizadas, metas estabelecidas e resultados alcançados.

Através dessa ferramenta são medidos o potencial e o desenvolvimento do indivíduo. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento das pessoas, com foco no melhor resultado para a organização. O resultado final apresenta informações necessárias para identificação de oportunidade de melhoria e elaboração de um plano de ações com foco no desenvolvimento humano.

Objetivos

  • Aprofundar o autoconhecimento através de ferramentas e processos eficazes, reconhecidos mundialmente;

     

  • Reconhecer suas emoções e utilizá-las a seu favor;

     

  • Aprender organizar seus objetivos de modo a associar alternativas para realiza-los;

     

  • Aumentar sua autoestima, garantindo motivação suficiente para colocar seus projetos em prática.

Benefícios

É comum que a falta de clareza sobre o que deve ser melhorado, interfira no desempenho dos colaboradores. Por isso, ao analisar de maneira geral o desempenho de cada colaborador, e também dos líderes e da empresa como um todo é possível traçar um projeto eficaz de desenvolvimento e melhoria de desempenho.

Por muito tempo a Avaliação de Desempenho foi realizada de maneira interna, e em um ciclo longo (como anual). No entanto, essa estratégia não apresenta resultados significativos para o desenvolvimento dos colaboradores. A Avaliação de Desempenho proposta pela Gente Mais, é cíclica, ou seja, não possui um período específico, porque acontece constantemente. Assim, é possível alinhar expectativas entre empresa e colaborador, visando melhorias

Antes de avaliar alguém, é preciso ter critérios que nortearão nossa análise, para que assim o resultado da análise seja pautado em dados reais, e não seja utilizada a percepção pessoal. Dessa maneira é possível atuar com assertividade no processo de desenvolvimento da organização. A Avaliação de Desempenho funciona de forma eficiente porque se baseia em critérios sólidos e quantitativos.

Essa avaliação é um dos recursos mais valiosos para a gestão de pessoas, já que permite diagnosticar e analisar o comportamento de um funcionário pelo tempo que for necessário.

 

Etapas do projeto

  1. Análise da cultura organizacional

  2. Definição de indicadores de performance

  3. Elaboração de formulários de avaliação

  4. Metodologia de Feedback

  5. Desenvolvimento do cronograma

Se interessou por esse serviço?