Como ser um Líder bem sucedido

Uma das partes mais emocionantes da carreira é entrar em um cargo de Liderança, mas não é algo fácil e exige muito de você. Poucos profissionais têm a oportunidade de liderar e, muito menos, de serem vistos como líderes em seus cargos.

 

Ser um Líder não exige apenas conhecimento técnico, uma boa trajetória profissional e ser um bom executor de tarefas. É necessário ter um perfil de liderança e desenvolver algumas competências fundamentais, como habilidade de influenciar e estimular as pessoas, ter uma vida equilibrada, praticar a ética e ter pró-atividade.

 

A postura de um líder é tudo, tanto corporal quanto comportamental, isso porque muitas vezes essa é a diferença entre alguém que toma a frente e assume o papel e alguém que não consegue se impor no cargo. Os líderes têm uma postura relaxada, ereta, com ombros para trás. Todos os seus sinais não-verbais dizem que ele se comporta como um líder. E se ninguém vê você como um líder, não haverá como ser um líder, e provavelmente você terá problemas, então se porte como um!

 

O primeiro degrau para uma liderança de sucesso é escolher liderar e influenciar, independente da posição que você ocupa é importante que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. A história do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona em liderança. Por isso, em termos de comportamento e atitude, não exija das pessoas aquilo que você mesmo não faz. Dar o exemplo é a melhor maneira de inspirar, motivar e entusiasmar as pessoas, e esse é um modo de conquistar a confiança dos demais colaboradores. 

 

E a confiança é importante porque Liderança é relacionamento. E sem que haja transparência e confiança, a liderança fica comprometida, já que normalmente as pessoas não se relacionam bem com aqueles em quem não confiam. Portanto, construa relacionamentos com base em muita transparência e confiança. Seja honesto, sincero e respeitoso com as pessoas, ainda que precise ser duro com o problema. Ouça as pessoas e suas ideias, encoraje a participação de todos, e crie um ambiente seguro em que todos tenham confiança para expor seus pontos de vista.

 

Dito tudo isso, no dia a dia de trabalho use essa transparência para demonstrar humildade, vulnerabilidade, em certos momentos, e se conectar com os outros. Líderes de sucesso têm coragem e humildade para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos, fazendo com que os outros se disponham a ajudá-lo. Ao ser capaz de pedir desculpas por seus erros, o líder transmite a mensagem de que a busca pela ação correta é uma prática natural, comum e constante, novamente sendo exemplo para sua equipe. 

 

E não esqueça que o gestor deve se colocar na posição de agente do desenvolvimento dos colaboradores, buscando aproximação, conhecendo suas histórias e alinhando expectativas. O bom líder cria planos de desenvolvimento, desafia os liderados, exige o melhor, ajusta a rota e dá feedbacks construtivos e constantes, para que, em algum momento, o resultado seja exibido ao mundo.

 

Uma das coisas mais importantes é que Liderar não significa apenas ter seguidores, mas saber quantos líderes se conseguiu formar entre esses seguidores. Em liderança, não existe sucesso sem sucessão. Uma liderança sem reprodução é uma liderança sem propósito e sem futuro, e que apenas gera equipes dependentes e fracas, comprometendo o próprio trabalho e a continuidade da organização.  Liderar é inspirar a construção de um futuro melhor, é empenhar-se na formação e transformação de pessoas para que se tornem melhores seres humanos, pais, filhos, cônjuges, amigos e profissionais. Enfim, pessoas melhores, já que antes de ser um bom líder é preciso ser um bom ser humano.

 

Perceba que todas as dicas estão diretamente relacionadas a atitudes e comportamentos, nada exige que você tenha qualquer tipo de formação especial porque as suas atitudes que farão toda a diferença. A Liderança se aprende no dia a dia, acertando, e às vezes errando também. Tudo é parte do processo de aprendizado, formando assim o seu papel como um Líder bem sucedido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *