Como pequenas e médias empresas podem sobreviver a crise

A chegada do coronavírus no Brasil, tem lançado um desafio extra para as empresas. As medidas de isolamento social para prevenção do Covid- 19 mudam as formas de produção e consumo de negócios com diversos segmentos. Com isso, existe uma grande preocupação sobre as dificuldades que pequenas e médias empresas poderão sofrer nos próximos meses. A Gente separou algumas dicas pra te ajudar a passar por esse período difícil, então leia até a última linha!

60 dias

Este é o período que os bancos poderão prorrogar as dívidas dos clientes. Essas e outras medidas de prorrogação de pagamentos, tanto de bancos quanto de contas básicas, serão aliadas das empresas. Por isso se mantenha informado dos seus direitos e converse com o seu banco para ver as opções.

Tenha criatividade

Este é o momento de pensar em soluções criativas para continuar vendendo o seu produto ou serviço. Algumas das opções mais rentáveis neste momento são, criar um Delivery de produtos, oferecer serviços online e fazer promoções de queima de estoque. Assim você instiga o seu cliente a comprar mesmo que de maneira reduzida.

Mantenha sua equipe

Sabemos que é difícil ter que arcar com os salários neste momento, mas a sua equipe é a base para criar maneiras de enfrentar essa crise. Por isso existem outras alternativas que te possibilitam continuar com os seus colaboradores, e reduzir gastos.

  • A primeira opção é antecipar as férias. É útil quando o seu segmento não consegue se reinventar de outras formas. 
  • Se você possui um regime de contratação mais flexível (como PJ ou Intermitente), é possível negociar com os funcionários uma redução temporária dos salários.
  • Caso a empresa não tenha como continuar com suas atividades, a empresa pode acordar com o sindicato a criação de um banco de horas. O período sem trabalhar poderá ser compensado quando a empresa retomar as atividades.

Buscar Capacitação

Uma hora a crise vai passar. E quando a situação melhorar, os empresários e empreendedores mais capacitados vão ter condições de sair na frente e se reerguer mais rapidamente. Por isso aproveite as promoções para investir em novos conhecimentos.

Dica: A Gente pode te ajudar nisso! Estamos com 80% de desconto nos nossos cursos, conheça clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *