Como o sistema de gamificação se tornou uma tendência?

Tempo de leitura estimado: entre 3 min 30 s e 4 min 30 s

O que é gamificação?

Gamificação, ou ludificação, é um termo traduzido do inglês gamification – que, por sua vez, vem de games, “jogos” em inglês – é a implementação de características de jogos que servem de instrumento para o ensino, motivação e engajamento. São maneiras de trazer características  comuns em jogos (como recompensa, desafio e gratificação) para influenciar e/ou motivar o indivíduo a bater metas ou chegar a um objetivo pré-estabelecido.

Por meio desta técnica, pode-se mudar rotinas de trabalho ou estudo, influenciar pessoas a se dedicar mais a tarefas e desafios, mudar o mindset e as relações interpessoais de alguém, ou até mesmo mudar a forma que ela se dedica a determinadas funções.

Por que é tão efetiva?

Segundo especialistas, o fator de experiências com jogos vai muito além do mero entretenimento, são diversas emoções e sentimentos que são atrelados ao jogo que mantém o jogador mais focado na tarefa. Sentimentos como: a necessidade de competição, as respostas instantâneas, o sentimento de progresso e a busca por recompensas e prêmios, são algumas das emoções que fazem os usuários ficar focados no jogo e querer cada vez mais progredir nele.

Com isso, temos que, se adaptarmos alguns desses conceitos para o trabalho e a educação, é possível mudar o foco dessas pessoas para os objetivos deles.

Os benefícios da implementação da gamificação

A gamificação, hoje, está presente em diversos espaços, principalmente no meio empresarial e no educacional. E diante disso, podemos ver uma alguns de seus benefícios com a adoção dessa estratégia:

  • Aumento do engajamento dos indivíduos;
  • Desenvolvimento de habilidades relacionadas com o meio em que se localiza;
  • Aumento de produtividade;
  • Otimização de processos;
  • Atração e fidelização de clientes;
  • Redução de estresse;
  • Comunicação mais assertiva;
  • Aumento da motivação dos indivíduos;
  • Aprendizado constante;
  • Redução de custos;
  • Melhores resultados.

Engajamento é a palavra

Quando pensamos em gamificação, o foco é sempre o engajamento, ou seja, a gamificação é feita para que a pessoa fique mais envolvida – ou engajada – no seu trabalho/estudo, pois está buscando alcançar os objetivos para receber as gratificações do “jogo”.

Tanto em empresas como nas escolas, ter indivíduos engajados é ótimo, visto que suas ações melhoram o desempenho dele e podem influenciar outros a ser como ele, criando um efeito cascata para a organização.

Como implementar na minha empresa

O primeiro passo é entrar em contato com um especialista da área. É ele que vai estudar e entender as demandas e características da sua empresa e, com base nisso, implementar a gamificação.

Alguns fatores que são bem vindos para a gamificação envolvem: trazer treinamentos para os funcionários, que serão essenciais para que desenvolvam as habilidades necessárias para funcionar a gamificação, e claro, produzir conhecimento que se manterá na vida profissional e pessoal.

Outros estímulos como rankings, disputas e competições são saudáveis e proporcionam elementos que estimulam a competitividade dos funcionários e trazem o sentimento de recompensa para eles. Dessa forma, é possível incentivar os funcionários a atingir as próprias metas e as da empresa.

Investir na comunicação interna da sua empresa também é fundamental para que essa estratégia funcione, pois são eles que pois é por ela que os funcionários podem monitorar seus resultados e progresso. Um bom canal de comunicação pode mudar o caminho do “jogo” para a sua empresa.

Por fim, pensar na gamificação não é somente pensar em um meio diferente de se organizar o trabalho. É um investimento para sua empresa e seus funcionários, isto traz benefícios duradouros para sua equipe, criando mais afinidade entre a empresa e seus funcionários. 

Procurando um especialista em gamificação para auxiliar na sua empresa?  Entre em contato conosco e agende uma consulta!

1 comment on “Como o sistema de gamificação se tornou uma tendência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *