
O que é gamificação?
Gamificação, termo traduzido do inglês gamification, é uma série de implementação de características de jogos que serve de instrumento para o ensino, motivação e engajamento. São maneiras de trazer características dos jogos, como recompensa, desafio e gratificação, para influenciar/motivar o indivíduo a bater metas ou chegar a um objetivo pré-estabelecido.
Por meio desta técnica, pode-se mudar rotinas de trabalho ou estudo, influenciar pessoas a se dedicar mais a tarefas e desafios, mudar o mindset e as relações interpessoais de alguém, ou até mesmo mudar a forma que ela se dedica a determinadas funções.
Por que tão efetivo?
Segundo especialistas, o fator de experiências com jogos vai muito além do mero entretenimento, são diversas emoções e sentimentos que são atrelados ao jogo que mantém o jogador mais focado na tarefa, sentimentos como a necessidade de competição, as respostas instantâneas, o sentimento de progresso e a buscas por recompensas e prêmios, são algumas das emoções que faz o usuários ficar focado no jogo e querer cada vez mais progredir nele.
Diante disso, pesquisadores viram que se adaptassem alguns desses conceitos para o trabalho e a educação, seria possível mudar o foco dessas pessoas para que eles focassem com mais facilidade nos objetivos deles.
Os benefícios da implementação da gamificação
A gamificação, hoje, está presente em diversos espaços, principalmente no meio empresarial e no educacional. E diante disso, podemos ver uma alguns de seus benefícios com a adoção dessa estratégia:
- Aumento do engajamento dos indivíduos;
- Desenvolvimento de habilidades relacionadas com o meio em que se localiza;
- Aumento de produtividade;
- Otimização de processos;
- Atração e fidelização de clientes;
- Redução de estresse;
- Comunicação mais assertiva;
- Aumento da motivação dos indivíduos;
- Aprendizado constante;
- Redução de custos;
- Melhores resultados.
Engajamento é a palavra
Quando pensamos em gamificação, engajamento é o grande foco. Isso se deve aos modos em que a pessoa fica influenciada por meio da gamificação, são pessoas que se sentem mais motivadas a exercer sua função e que entendem seu objetivo, e a partir disso, desenvolvem maneiras de como melhorar seu rendimento e ir bem no “jogo”.
Tanto em empresas como nas escolas, ter indivíduos engajados é ótimo, visto que suas ações melhoram o desempenho dele e podem influenciar outros a ser como ele, criando um efeito cascata para a organização.
Como implementar na minha empresa
Primeiramente, é necessário um especialista da área. Ele é essencial para o início da mudança pela gamificação, pois será esse profissional que irá estudar e entender a necessidade da empresa, dos setores e dos funcionários. Assim, ele poderá começar a iniciar o processo de mudança, e a partir disso, implementar a gamificação.
Alguns fatores que são bem vindos para a gamificação, é trazer treinamentos para os funcionários, eles que serão essenciais para que desenvolvam as habilidades necessárias para funcionar a gamificação, e claro, produzir conhecimento que se manterá na vida profissional e pessoal.
Outros estímulos como rankings, disputas e competições são saudáveis e proporcionam elementos que estimulam a competitividade dos funcionários e trazem o sentimento de recompensa para eles. Dessa forma, é possível incentivar os funcionários a atingir as metas deles e da empresa.
Além disso, investir também na comunicação interna da sua empresa é fundamental para que essa estratégia funcione, pois são eles que monitoram os resultados dos funcionários e trazem os resultados para eles. Um bom canal de comunicação pode mudar o caminho do jogo para a sua empresa.
Por fim, pensar na gamificação não é somente meio diferente de organizar trabalho, é um investimento para sua empresa e seus funcionários, isto traz benefícios duradouros para sua equipe, criando mais afinidade entre a empresa e seus funcionários.
Precisa de auxílio para gamificar os processos de RH da sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma consulta!