Como motivar seus colaboradores

Anteriormente, em nosso portal disponibilizamos um artigo sobre como perceber se seus colaboradores estão motivados. Contudo, neste texto desmitificaremos a forma como se pensa em motivação, e daremos algumas dicas sobre como fazer com que seus funcionários trabalhem motivados.

É comum que a gestão de uma empresa pense em motivação para um colaborador como sendo apenas aumentos salariais, bônus e premiações. De maneira que a motivação esteja intrínseca ao benefício financeiro. No entanto, este cenário está equivocado, pois existem diversas maneiras de motivar um colaborador mesmo possuindo poucos recursos.

O ponto de partida para motivar uma equipe, é garantir que ela tenha acesso ao essencial para que trabalhe com qualidade. Segundo o psicólogo americano, Abraham Maslow, um dos principais expoentes da Psicologista Humanista, o ser humano tem cinco necessidades básicas. Maslow destaca que estas precisam ser atendidas plenamente para que uma pessoa consiga ter motivação para realizar seus objetivos, sonhos e metas.

Necessidades biológicas/ Fisiológicas

Uma empresa deve garantir aos seus funcionários a possibilidade de bem-estar físico e mental. Essas são as primeiras carências que devem ser atendidas pelas empresas. Isso se dá através de salários justos, pagos em dia, compatíveis com as atividades desempenhadas e com os valores praticados no mercado, o que lhes permitirá promover sua sobrevivência e o sustento de sua família, por exemplo.

Além disso, a qualidade da infraestrutura da empresa (higiene) também é algo muito importante. Pois sem condições básicas para exercer suas funções, os trabalhadores acabam tendo sua motivação e desempenho prejudicados. Se junta a isso a importância do respeito à carga horária diária de trabalho e do trabalhador direito de descansar entre uma jornada e outra.

Necessidade de Segurança

A empresa deve oferecer aos seus colaboradores tanto segurança física como: social, financeira e emocional. Na prática, isso acontece através de um ambiente sempre limpo, salubre e seguro, que dispõe equipamentos de proteção individual para os funcionários e que respeita e faz valer as normas de segurança no trabalho vigentes. Além disso benefícios e direitos como plano de saúde, seguro de vida, entre outros auxílios, demonstram ao colaborador o cuidado da empresa para com ele.

Necessidades Sociais

Muitos trabalhadores passam a maior parte do seu tempo na empresa ou com pessoas relacionadas a sua empresa. Como colegas de trabalho ou amizades que começaram no local de trabalho. Ter um ambiente de trabalho com um clima positivo, estimula e facilita a formação dessas relações, que beneficiam tanto o funcionário quanto a empresa. Ao passo que, um ambiente de trabalho confortável motiva o funcionário, e gera um senso de colaboração que é muito benéfico para a empresa, auxiliando na construção de resultados.

Necessidade de Ego

A motivação no trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento profissional por parte da empresa, dos colegas e líderes. Por isso, é importante que além das reuniões de cobrança existam momentos em que o colaborador receba um feedback que reconheça seus esforços e contribuições, além da existência de uma cultura organizacional que prevê uma certa constância de elogios. Dessa maneira a autoestima do colaborador aumenta e consequentemente a motivação também.

Necessidade de autorrealização

Talvez essa seja a necessidade mais complexa, e também a mais eficiente para a motivação. Em diversos de nossos artigos falamos sobre como a realização profissional é um fator crucial para o bom desempenho. Por isso, a empresa deve integrar seus colaboradores aos seus valores e missão. De modo que todos entendam que seu papel é fundamental para o propósito da empresa, e que isto não significa apenas a realização dos diretores e donos da empresa, mas também sua própria realização. Pois trabalhando naquela organização conseguirão alcançar seus próprios objetivos e sonhos. Logo, quando o funcionário tem a oportunidade de fazer o que ama, e é reconhecido, pode colaborar com tudo isso. Além disso, também contribui para fomentar resultados positivos e para edificar o seu legado de vida.

Além destes pilares fundamentais para incentivar a motivação dos colaboradores, existem algumas dicas para potencializar a motivação em momentos específicos, como uma crise na empresa, ou com demandas desafiantes. Por isso a Gente Mais Consultoria e Treinamento, reuniu estas dicas certeiras em um outro post, confira aqui!!!

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *