Como implementar a Gestão Comportamental na minha empresa?

Tempo de leitura estimado: 2 minutos e 30 segundos

IMPORTANTE: Recomendamos a leitura do texto sobre os benefícios do Mapeamento Comportamental antes. Clique aqui para ser redirecionado

O Mapeamento de Perfil Comportamental é realizado por meio de questionários estruturados que devem ser respondidos pelos próprios colaboradores de acordo com suas preferências, percepções, valores e prioridades.
O mapeamento deve ser aplicado em três etapas:

  1. Observação: Observar os analisados para se ter uma espécie de primeira impressão, tomar algumas notas iniciais;
  2. Aplicação de questionários: Os questionários serão utilizados para ir além daquelas notas iniciais, nesta etapa, mergulhamos fundo no perfil dos analisados;
  3. Consolidação dos resultados: Juntando o que foi observado com os questionários preenchidos, podemos ter resultados sólidos sobre o perfil comportamental dos analisados e, assim, fazer efetivamente um mapeamento dos perfis

Apesar de parecer muita informação, aplicar a Gestão Comportamental na empresa não é complicado. É necessário ter foco e disciplina para poder seguir os passos necessários.

O primeiro passo é mapear os Perfis Comportamentais dos colaboradores. Isso pode ser feito em vários momentos na empresa, como no momento da seleção, desenvolvimento e reuniões de pesquisa de clima. Esse trabalho é importante para identificar e entender a personalidade de cada um.

Após o mapeamento, o gestor de RH, deve fazer uma ponte entre líder e equipe. É necessário saber lidar com todos os perfis por terem personalidades diferentes. Quando o diálogo é feito de forma eficaz entre os perfis, as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias num ambiente acolhedor, tendo assim um clima organizacional bem mais agradável.

Desenvolver ações para integração é outro passo muito importante. Assim, a partir do comportamento identificado, o RH consegue detectar quais são as habilidades e competências dos avaliados. Isso é importante porque, uma vez que desenhado quais perfis se encaixam melhor em determinado cargo ou função, é possível otimizar o processo de Recrutamento e Seleção (R&S), e alinhar todos os setores em prol de melhores resultados para a organização!

Quer saber mais e consultar especialistas sobre Mapeamento de Perfil Comportamental para implementar essa ferramenta na sua empresa? Entra em contato com a Gente Mais Consultoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *