Como implementar a Cultura da Inovação nas empresas

Artigo por Júlia Catarin*

Todas as empresas procuram alcançar o sucesso e principalmente ser reconhecida por sua capacidade de inovar, encontrar soluções ousadas e surpreendentes para se diferenciar dos concorrentes. 

A Cultura da Inovação vai muito além de trazer novidades, ela tem a ver com a capacidade de aplicar um pensamento inovador em todas as áreas da organização, para auxiliar no crescimento dos processos internos e externos. 

Engana-se quem acredita que inovar é pensar apenas em tecnologia ou coisas materiais. A inovação é baseada em conceitos, valores, princípios, normas internas e missão da empresa. Possibilitando a renovação da cultura organizacional.

A principal característica para quem quer aderir a cultura da inovação, é não ter medo de errar e assumir os riscos. Seja ousado e busque novos caminhos para a sua empresa trilhar. Ouça quem tem novas ideias e comece a considerar pontos de vista inusitados, isso trará enormes benefícios para sua organização. 

Saiba explorar as individualidades, pois cada profissional tem habilidades e conhecimentos diferenciados que serão muito úteis. Incentive aqueles que se destacam, desta forma, você estimula outras pessoas a pensar em novas formas de inovação.

Para ter conhecimento dos resultados, pense quais métricas podem avaliar como a inovação influencia o seu negócio. Faça uma análise direta, dessa forma, você conseguirá medir o grau de sucesso do processo. Lembrando que a métrica ideal vai ser aquela baseada nos indicadores da sua empresa. 

*Estagiária de Social Media sob a supervisão de Thayná Fogaça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *