COMO GERIR O TEMPO

Pessoas milionárias adorariam comprar o tempo. Mas o tempo não se compra, ele é gratuito. Não podemos ser dono dele, mas podemos usá-lo. Não podemos guardá-lo, mas podemos investi-lo.

Pessoas que gastam o tempo não podem reavê-lo de volta. Jamais! Além de ‘matar’ o tempo, ‘matam’ seus sonhos.

Neste mundo globalizado o tempo parece não ser mais suficiente para realizar todas as nossas atividades. E que atividades são estas? Posso afirmar que são muitas além do trabalho e das rotinas familiares. Por isso estamos sempre acelerados para dar conta de tantas informações, estudos e exigências novas do mercado de trabalho e, acima de tudo, pela busca do sucesso pessoal e profissional.

A informação contínua pode estar consumindo sua energia sem que você perceba. Talvez você esteja no final do dia sem saber quais são suas reais prioridades diante de tantas tarefas.

Nosso cérebro não foi programado para produzir tanto cortisol e adrenalina. As pausas são necessárias para regulação do sistema nervoso. A saúde emocional depende do quanto somos capazes de desacelerar nos momentos que requerem interação.

O fato é que estamos vivenciando uma avalanche de informações que causam ansiedade nas pessoas, pois a maioria ainda não aprendeu a selecionar o que realmente precisa.

Conhecimento é diferente de Sabedoria. O conhecimento está disponível, cabendo a cada um escolher a informação que realmente interessa e em seguida procurar aplicar. Neste momento o conhecimento se torna sabedoria.

Percebem que selecionar é um verbo fundamental para priorizar tarefas e gerir o tempo?

5 Pilares do Gerenciamento do Tempo:

  1. O cérebro funciona bem quando você faz primeiro as tarefas mais difíceis e complicadas. Quando você termina uma tarefa difícil, o seu cérebro ativa o sistema de recompensa e libera hormônios como ocitocina e gaba que fazem você ter mais motivação. É como ter retirado um peso do dia.
  2. Saiba o que você deseja para amanhã para decidir o que é importante para hoje, pois o planejamento é muito importante para ensinar o seu cérebro sobre sair da procrastinação e gerenciar bem o tempo. Comece com 3 tarefas por dia. Escolha 3 prioridades e tique o checklist para mostrar para o seu cérebro que você conseguiu. Quando você cumprir, negocie um presente com você mesmo.
  3. Quando o trabalho é grande, divida-o em partes. Comece a realizar para não ficar ansioso. Quando estiver avançando, seu cérebro vai ficar entusiasmado e novamente vai ativar o sistema de recompensa.
  4. Defina seu melhor horário. Adeque sua tarefa prioritária ao seu horário nobre.
  5. Lembre-se de fazer pelo menos uma coisa de que realmente goste todos os dias, além do presente que você negociou com você mesmo caso consiga realizar as 3 tarefas do dia.

Agora pense em um ou dois dos maiores seres humanos produtivos que você admira ou conhece. Quantas horas eles tinham em seu dia para atingir os seus objetivos? As mesmas 24 horas que você possui.

O tempo realmente voa, mas a grande notícia é que você é o piloto.

Marivel Duncan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *