O tema gestão do tempo é super relevante nos dias atuais, especialmente quando levamos em consideração a loucura que é nossa quantidade de atividades e compromissos!

24 horas por dia. Esse é o tempo que todos nós temos para exercer nossas funções. Mas eu gostaria de saber: como você avalia o seu tempo? Ele é um aliado ou um inimigo?

Se você sempre tiver uma visão negativa do tempo, você pode acabar se levando à procrastinação, ou seja, pode acabar sempre adiando os seus objetivos. Mas ter uma visão clara de nosso tempo pode nos ajudar a identificar as atividades que tomam mais tempo do que deveriam em nossos dias e que não nos servem para nada.

Para se ter um bom aproveitamento do tempo, é preciso ter, no mínimo, um planejamento sistemático dos objetivos mais importantes a serem realizados, tendo uma avaliação real do tempo que vai ser necessário para a realização dessas atividades. Se você se planeja, você já deu o primeiro passo para ser um gestor de seu tempo. Agora se você não se planeja, a grande probabilidade é que você se perca executando atividades de pouco ou nenhum peso para chegar em seus objetivos pessoais e profissionais,

Hoje temos muita tecnologia, e ela pode tanto ajudar em nossa gestão de tempo como atrapalhar. Então, precisamos aprender a utilizar as ferramentas adequadamente. Eu, por exemplo, faço uso de uma planilha de atividades. Nessa planilha eu separo alguns tópicos interessantes e importantes na minha vida e separo por temas, como “atendimento a clientes”, “estudo”, “lazer”, “saúde”, “família” etc… Eu tento dividir minha agenda entre todas essas áreas importantes da minha vida e distribuo o meu tempo de acordo com elas. E como que isso me ajuda? Me ajuda a enxergar quando que eu estou realmente fazendo as atividades que eu planejei (e, portanto, são aquelas importantes para mim) e quando que eu estou permitindo que os “sabotadores de tempo” entrem no meu dia e esgotem parte do meu precioso tempo.

Então queria que você percebesse que você pode fazer um planejamento inicial e que esse planejamento precisa ser feito a partir dos seus objetivos. Claro que, mesmo com esse planejamento, imprevistos vão acontecer e isso não tem problema, é normal. Mas por ter se organizado antes, você conseguirá visualizar facilmente aquilo que ficou pendente e que terá que ser resolvido depois.

Dedique-se à gestão de seu tempo e você verá como fica mais fácil resolver cada etapa dos seus objetivos e sonhos!

 

Assista ao vídeo deste artigo:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e assista a outros vídeos! 🙂