O tema gestão do tempo é muito relevante nos dias atuais, especialmente quando para alcançarmos a produtividade ideal, nos expomos a uma enorme quantidade de atividades e compromissos!

Um dia possuí 24 horas, este é o tempo que nós temos disponível para exercer nossas funções. Levando isso em consideração, é preciso avaliar se o tempo é seu aliado ou inimigo.

Você utiliza seu tempo como ferramenta para atingir seus objetivos, ou o considera um empecilho?

Se você sempre tiver uma visão negativa do tempo, pode acabar se levando à procrastinação. Com isso, fica muito mais fácil acabar sempre adiando e se distanciando da realização de seus objetivos. Certamente quando se tem uma visão clara do tempo como ferramenta, este pode ser decisivo.

Fazer um controle das atividades que tomam mais tempo do que deveriam no seu dia a dia, pode ajudar na identificação de quais áreas necessitam de maior dedicação, para que assim aconteça sua realização pessoal e profissional.

Como começar a fazer a gestão de seu tempo?

Para se ter um bom aproveitamento do tempo, é preciso ter, no mínimo, um planejamento sistemático dos objetivos mais importantes a serem realizados. É essencial ter uma avaliação real do tempo que vai ser necessário para a realização dessas atividades, portanto esse é o passo inicial para fazer a gestão do tempo.

Caso você não se planeje, existe uma grande probabilidade de que você se perca executando atividades de que não contribuirão para a realização de seus objetivos. Mas se você se planeja, saiba que já deu o primeiro passo para ser um gestor de seu tempo, porém é preciso mais do que isso.

O que posso usar ao meu favor para realizar esse planejamento?

Atualmente possuímos acesso a diversas tecnologias, e assim como o tempo, podemos utilizá-la ao nosso favor, ou fazer dela um obstáculo. Então, é preciso aprender a utilizar as ferramentas adequadamente. Um bom exemplo, é principalmente fazer o uso de uma planilha de atividades.

Visto que o método da subdivisão é eficaz, é interessante utilizá-lo. Um exemplo é organizar tópicos como: demandas do trabalho, programação de estudos e compromissos sociais. Dividindo sua agenda de maneira visual e organizada. Assim é possível assimilar o que está sendo realizado, e onde é preciso fazer ajustes.

Portanto, é preciso que a base do seu planejamento, paute seus principais objetivos. Devido a realização de metas ser um processo gradual, eventualmente imprevistos podem acontecer, embora isso seja algo comum, atrapalha no progresso.

Contudo, seu planejamento te auxiliara a voltar aos eixos. Por ter se organizado antes, será possível visualizar facilmente aquilo que ficou pendente. Por isso, dedique-se à gestão de seu tempo e você verá como fica cada vez perto de alcançar cada etapa dos seus objetivos e metas.

Acompanhe a Gente!

  Youtube  

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Assista ao vídeo deste artigo:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e assista a outros vídeos! 🙂