Como driblar os inimigos da criatividade

Como sempre falamos em nossos artigos, as demandas do mercado de trabalho mudaram de caráter. Antes um profissional, que cumpria sua carga horária e entregava suas demandas, subia de cargo facilmente. Hoje em dia, este é o mínimo esperado, mas para obter sucesso, é necessário, inovação, estratégia, e principalmente criatividade.

É comum que muitas pessoas atribuam a criatividade apenas aqueles profissionais das áreas de comunicação, como publicitários, designers e escritores. Entretanto, mesmo nos outros perfis comportamentais, essa característica deve ser utilizada para obter um melhor desempenho. Em suma, o trabalho criativo deve estar presente em toda e qualquer área profissional. Na verdade, esse é um nobre ativo do nosso cérebro, como vem comprovando a neurociência. Uma capacidade que vem “de fábrica” e não só pode, como deve ser aprimorada por todos, especialmente com a prática.

A criatividade é o que garante os melhores resultados. Fazer aquilo que ninguém espera, de um jeito novo e atrativo, já é meio caminho andado na jornada elo sucesso. Mas não é tão simples assim, a criatividade é algo que mete medo em muita gente. Por isso, a Gente trouxe algumas dicas essenciais que vão te ajudar a aflorar essa característica:

Pratique

Como? Encontrando soluções para pequenos problemas que exigem improviso (o primo da espontaneidade). Experimente fazer algo simples, como criar um presente original, mudar uma receita que sempre faz, ou tentar se vestir de um jeito diferente, misturando estampas ou acessórios. Esses pequenos hábitos te farão ter a percepção de como a criatividade está em todas as coisas, e de que afinal não é tão difícil assim.

Se atualize

Mantenha os olhos e ouvidos abertos para o mundo, acompanhe as notícias, saiba quais programas da televisão possuem mais audiência, quais os assuntos mais comentados nas redes sociais, e também os principais aspectos da realidade de seu país. Não fique preso a se manter atualizado apenas nos assuntos que você gosta. É preciso ter uma visão geral, quanto mais estímulos, mais potencial para uma ideia criativa.

Se permita

"O maior inimigo da criatividade é o bom senso" 
- Pablo Picasso

Muitas vezes as pessoas possuem ótimas ideias, mas bloqueiam esses pensamentos com desculpas como: “Ninguém irá gostar da proposta”, ‘Isso vai dar trabalho demais”, “Ninguém nunca fez algo dessa forma”. Se identificou com essas frases? Acredite, todos nós já tivemos pensamentos assim. Com isso, as ideias vão perdendo o vigor, e sendo deixadas de lado, quando poderiam ser uma grande cartada para o sucesso. Por isso, se permita tentar, agarre aquela ideia e invista.

Não estou dizendo que você deve ter uma ideia as 3 da manhã e ligar imediatamente para o seu chefe contando de seus planos mirabolantes e como eles trarão grandes resultados. Mas se permita pensar que pode dar certo, e a partir disso pesquise um pouco para ver se tal ideia causará o impacto desejado e se é viável. Análise a situação e acredite em seu potencial criativo. Já que você tem que pensar de qualquer forma, pense grande.

A Gente Mais Consultoria e Treinamentos, pensa grande e trás inovação para o desenvolvimento de pessoas. Por isso, acompanhe nossos conteúdos e seja sempre um profissional atualizado.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *