Coluna: O Líder Servidor

Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

Tempo estimado de leitura: entre 5 min 30 s e 6 min 30 segundos.

“Um líder servidor, sabe valorizar as qualidades de seus liderados, e ajuda nas deficiências de cada um individualmente com respeito e paciência, certamente terá uma equipe motivada”

Pr. Daniel Adans Soares

A liderança servidora é baseada em uma missão e propósito de ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.

Ser um líder servidor significa identificar e atender as necessidades de cada integrante de sua equipe. Se trata em realizar tudo aquilo que as pessoas realmente precisam, para desempenhar com eficiência e eficácia seu trabalho.

É oferecer apoio emocional, quando seu colaborador tiver um problema particular, é substituir o computador lento, quando este estiver prejudicando o rendimento e a produtividade, é dar um feedback de desenvolvimento quando seu liderado precisar de direcionamento e correção.

Um líder servidor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.

O líder servidor não acha que é superior aos outros e age de maneira cuidadosa, podendo, tranquilamente, recolher o lixo ou limpar uma mesa, já que possui conhecimento suficiente de sua personalidade e suas competências.

O líder servidor cria um ambiente harmonioso e seguro, nos quais seus colaboradores podem ter melhor desempenho, para isso, ele:

  • Divide responsabilidade abraçando os compromissos da equipe
  • Ouve e dá o real valor às ideias de todos, utilizando um estilo participativo
  • Treina seus colaboradores para terem um bom relacionamento interpessoal
  • Usa a comunicação e a transparência para elevar o nível de engajamento da equipe
  • Permanece próximo da equipe no dia a dia, estando presente e oferecendo suporte imediato, quando aparecem obstáculos e dificuldades. Possui o hábito de perguntar: “Por que?” para entender o que realmente causa os problemas
  • Demonstra paciência, entendendo que os erros fazem parte do processo de evolução, assim, ele foca nas soluções e no aprendizado que a equipe pode tirar das experiências
  • Demonstra gratidão, reconhecendo e valorizando as conquistas da equipe, mas principalmente os esforços individuais

Características de um Líder Servidor

O líder servidor desenvolve a afetividade, consciência de si próprio e comprometimento com a evolução das pessoas. Ele é acessível, bom ouvinte, coerente (pratica o que fala), decidido, lidera pelo exemplo, é observador e ainda:

Valoriza ideias e opiniões. Um líder servidor valoriza muito as contribuições recebidas e regularmente procura opiniões de seus colegas de trabalho. Estabelece uma cultura de confiança e respeito. Um líder servidor conquista a confiança e o respeito ao seu redor, assim seus subordinados sempre estão altamente comprometidos com o trabalho e satisfeitos com sua liderança.

Desenvolve a inteligência emocional. Um líder servidor possui a capacidade de reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Não existe líder servidor que não tenha a aptidão da empatia desenvolvida.

Promove outros líderes. Replicar novos líderes é tão importante para o líder servidor que quase se torna uma missão de vida. Ensinar os outros a liderar, oferecendo oportunidades para o crescimento e demonstrando pelo seu exemplo. Isso significa que o líder nem sempre é líder, mas em vez disso, desisti da energia de algo para colocar outros para liderar.

Importa-se em ajudar os outros. Ajudar as pessoas com as questões da vida e não apenas a trabalhar questões. É importante oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal para além do trabalho. Entende as pessoas como um todo: corpo, mente e espírito

Incentiva. A principal característica de um líder servidor é o encorajamento. E um líder servidor verdadeiro diz: “Vamos fazer isso” em vez de, “você vai fazer isso“.

Possui um grande poder de persuasão. Um líder servidor é o oposto de um ditador. É um estilo feito para persuadir, e não comandar.

Pensa em longo prazo. Um líder servidor pensa na próxima geração, no próximo líder, na próxima oportunidade. Isso significa uma troca entre o que é importante hoje e o amanhã, e faz escolhas para beneficiar o futuro.

Foco no Foco do Cliente. Um líder servidor possui orientação para servir seus colaboradores, dando o exemplo do que espera deles em relação aos clientes internos e externos.

A liderança servidora é reconhecida e não instituída. Para tanto, o líder precisa ter certas atitudes no dia a dia, para que ocorra este reconhecimento, por parte de sua equipe. O líder servidor:

  • Alinha expectativas com cada integrante de sua equipe, mostrando o que espera dele
  • Facilita o trabalho em equipe, valorizando as sugestões individuais
  • Gerencia Conflitos, mantendo um ambiente favorável ao crescimento e atingimento das metas da empresa
  • Apoia as pessoas oferecendo suporte e motivando-as a realizarem seus sonhos pessoais
  • Busca a melhoria contínua através de feedbacks de qualidade (positivos e de desenvolvimento)
  • Ensina e desenvolve as pessoas, estimulando-as a encontrarem respostas aos problemas que surgem, não precisando a todo momento procurá-lo
  • Extrai o melhor de cada indivíduo, entende que tem papel de apoiar as pessoas no alcance de suas metas
  • Incentiva e orienta, está constantemente tentando colocar a visão em prática e descobrir as necessidades do seu pessoal para ter um bom desempenho
  • Ajuda as pessoas a estabelecer o ritmo sustentável para o time, dando a autonomia necessária e de acordo com o nível de maturidade de integrante
  • Pensa sistemicamente, não deseja que os colaboradores simplesmente os agrade, apenas quer fazer a diferença na vida das pessoas e causar impacto positivo na organização

Em suma, o líder servidor, oferece todas as condições necessárias para seu liderado se tornar um profissional de alta performance.

Me siga no LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *