Coluna: O Líder que busca Desenvolvimento

Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

O que te trouxe até aqui, não te garante o sucesso de amanhã

O conhecimento é a base para o sucesso de todo líder de Alta Performance.

Busque o aperfeiçoamento constante, nas diversas áreas da organização, mas principalmente não hesite em estudar sobre o relacionamento humano, pois a gestão de pessoas será a chave do seu sucesso.

Para você se tornar um especialista, recomendo estudar ao menos 1 hora todos os dias, 6 vezes por semana. Divida 3 horas de estudo para se aperfeiçoar em questões técnicas de sua área de atuação, e nas outras 3 horas, busque conhecimento na área comportamental.

Leia livros, participe de cursos, palestras e workshops, organize grupos de estudos, assista vídeos, tenha um mentor que irá guiá-lo, enfim, aproveite todos os canais para se desenvolver a cada dia.

Em minha Palestra “Os 3 Pilares da Gestão de Pessoas”, apresento a Teoria do 1%, onde devemos buscar o conhecimento e se aperfeiçoar um pouco a cada dia. Se você crescer e se aprimorar, constantemente, se sentirá motivado pela evolução que será nítida.

O líder para alcançar as metas da empresa, deve se tornar um especialista em pessoas, para:

direcionar (deixar claro o que espera de seu liderado)

motivar (conhecer os sonhos pessoais de cada colaborador, e claro, inspirá-los a alcançá-los) e

desenvolver (criar as condições ideais para cada integrante de sua equipe, possa aumentar suas competências).

Na Prática:

– Busque o autoconhecimento, para conhecer seus pontos fortes, fraquezas, interesses e oportunidades, assim, poderá criar um plano de ação, potencializando pontos fortes, aprimorando pontos fracos, focando em interesses e aproveitando as oportunidades. Lembre-se: para ser líder de outros, primeiro você deve ser líder de si mesmo.

– Monte uma programação semanal, priorizando períodos para o estudo. Defina ao menos 30 minutos diários para a leitura. Caso seja um líder que não possui o hábito da leitura, recomendo seguir os 4 passos abaixo e começar a fazer uma revolução em sua vida:

Passo 1 – escolha um tema que lhe dê prazer

Passo 2 – defina um horário e um local, que irá realizar a leitura

Passo 3 – comece com uma meta pequena, pode ser 10 minutos ou 5 páginas (como eu faço: como tenho a meta de ler um livro a cada 15 dias, olho o índice e defino quantos capítulos irei ler por dia, para mim esta estratégia está dando super certo)

Passo 4 – Coloque em ação e não procrastine, ao começar a ler, o conhecimento adquirido irá te motivar a continuar e em pouco tempo passará a ler os 30 minutos diários

“Ser um líder que busca desenvolvimento contínuo, o ajudará a inspirar seus liderados!”

Me siga no LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *