Coluna: O líder deve buscar Autoconhecimento

Ser um líder com AUTOCONHECIMENTO, o ajudará a inspirar seus liderados!

Texto por Mauro Moraes –  Colunista Gente Mais Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

Tempo estimado de leitura: entre 3 e 4 min

Um grande líder deve saber que, antes de dar ordens e efetivamente liderar sua equipe, ele deve conhecer a si mesmo e buscar o desenvolvimento das habilidades que precisará para influenciar de maneira positiva sua equipe.

O líder deve buscar aprimorar suas próprias habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.

Ao ter consciência de seus pontos fortes e aqueles que deve melhorar, o líder criará um plano de ação, aumentando os níveis de competência em cada um dos pontos. Ao reconhecer os seus pontos negativos poderá mudá-los, se tornando mais confiante e conseguindo tudo o que almeja. Os líderes devem estar dispostos a inovar sempre, seja com novas habilidades, novos focos ou novos meios de se produzir e motivar a equipe.

O líder que desenvolve o autoconhecimento, aprende a conhecer e entender melhor o próximo como indivíduo, a aceitar as diferenças entre as pessoas, respeitando-as e a valorizar e confiar no outro, assumindo assim a confiança em si mesmo. Sente-se mais motivado com o desenvolvimento pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter.

“Só o autoconhecimento traz a humildade para admitir quando estamos errados e a força para lutarmos pelo que sabemos que é certo” – autor desconhecido.

Veja algumas dicas práticas, de como você pode otimizar o autoconhecimento:

  • Estabeleça objetivos claros e bem definidos, sabendo aonde deseja chegar ficará mais fácil decidir quais habilidades precisará aprimorar
  • Melhore sua autocrítica com os feedbacks, pois, com estas informações, poderá criar consciência do que está indo bem ou mal com você. Se for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver qualquer aprendizado
  • Busque praticar diariamente uma destas atividades: meditação, oração, yoga, afirmações positivas, respiração profunda, mesmo que seja por apenas alguns minutos. 
  • Questione-se sempre, busque a melhoria contínua, e sempre que for realizar algo, pergunte: “Posso fazer isso ainda melhor?”

Exercícios práticos:

  • Alarme da maestria: Escolha um dia da semana e coloque o despertador para tocar a cada uma hora. Sempre que soar o alarme, analise como você pode melhorar a tarefa que estava realizando naquele momento.
  • Lista de Comportamentos/Habilidades: Escreva em uma folha de papel, 10 comportamentos ou habilidades que você deseja desenvolver a partir de hoje, mas não pare por aí, ao lado de cada item, escreva 3 formas de como você pode melhorar em cada uma delas. Por exemplo: Melhorar a habilidade de se relacionar melhor: leitura de livros, cursos on-line, participar de grupo de desenvolvimento pessoal nas redes sociais

“Você paga um preço para se desenvolver, porém paga um preço maior ainda para permanecer como está!” – Mário K. Simões

Me siga no LinkedIn

1 comment on “Coluna: O líder deve buscar Autoconhecimento

  1. Artigo: o Líder deve buscar autoconhecimento Muito bom o texto. Só destaco que o líder deve reforçar as competências em que é forte. Se fizer isso com duas ou três competências, se destacará e será um grande líder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *