Coluna: O Líder com Propósito

Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais e especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

“Quando você vivencia a lei do propósito (intencionalidade), você empodera outros e mostra o caminho para que possam viver e experimentá-la também”

John Maxwell

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O líder de alta performance identifica claramente o seu propósito ao responder facilmente à pergunta: Porque eu faço o que eu faço?

O líder com propósito definido, sabe traçar planos mais bem definidos, demonstra intencionalidade – pois possui uma autoconsciência de seus pontos fortes (potencializados por cursos, leituras e mentorias) – busca compensar seus pontos fracos e possui uma característica que o diferencia de todos os outros: eles não procrastinam as tarefas relacionadas com suas metas! Simplesmente vão lá e fazem.

Agora é o tempo certo para começar a mudança que você sempre desejou

O verdadeiro líder com propósito não fica tentando ser melhor que os outros. A sua medida de comparação é ele mesmo! Todos os dias, ele coloca em prática ações para que seja melhor do que foi no dia anterior, ficando assim, mais próximo de alcançar seus sonhos. Por consequência, tende a ser muito mais produtivo do que aqueles ao seu redor, pois tem maior foco e consegue enxergar as melhores oportunidades que aparecem.

O líder com propósito, tem a humildade para reconhecer quando erra, pois sabe que o fracasso faz parte do processo de desenvolvimento e pode ser um combustível a mais para alcançar seus objetivos).

O líder com propósito sabe claramente para onde quer ir com sua vida, qual direção deseja tomar, o quão longe imagina chegar e quanto tempo irá levar.

Podemos citar algumas características do Líder com propósito:

– Insiste em começar agora, não deixando para amanhã o que ele pode fazer hoje;

– Assume responsabilidade do desenvolvimento, busca o crescimento gradual e constante;

– Identifica facilmente o que o motiva;

– Confia no trabalho duro, mantém o foco e age completando a tarefa;

– Persevera por longo tempo e luta para ter bons hábitos;

– Assume riscos calculados, buscando todas as informações antes de uma decisão;

– Pensa como aprendiz, não perdendo nenhuma oportunidade de se desenvolver, nunca parando de aprender.

Finalizo esta coluna deixando uma pergunta para você: Você tem um plano para o seu crescimento? – Caso tenha demorado mais que 5 segundos para responder, comece agora mesmo a pensar qual será a sua próxima pequena ação, para iniciar sua jornada de desenvolvimento!

Ser um líder com PROPÓSITO, o ajudará a inspirar seus liderados!

Me siga no LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *