Eu poderia apostar que você aí do outro lado da tela, assim como muitas outras pessoas confundem o que é clima organizacional com cultura organizacional. Sabendo disso, a Gente vai te explicar tudo sobre esse tipo de indicador é importante para uma organização de sucesso.

O que é clima Organizacional?

A definição mais usada para Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho. Ou seja, a partir da percepção direta ou indireta de cada colaborador, é possível verificar como o ambiente influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Portanto este é um indicador de satisfação dos colaboradores de uma empresa, em relação aos aspectos da cultura da organização e sua realidade.  Alguns exemplos são: modelo de gestão, atuação do setor de Recursos Humanos, valorização profissional e identificação com a empresa.

Qual a importância de um bom clima organizacional?

A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária porque influencia diretamente na produtividade. Isso porque, se os funcionários estão satisfeitos, a qualidade do trabalho fica pobre. Assim gerando ainda mais insatisfação nos colaboradores, e comportamentos contraproducentes (como rotatividade, roubo, e sabotagem etc.), causando o declínio da produtividade.

Por isso realizar a pesquisa do Clima organizacional estabelece referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações. Partindo disso, é possível gerar um espírito participativo, efetivo, levando
a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento, com muito mais assertividade.          

A relação entre clima organizacional e produtividade é intrínseca.  Já que se a qualidade do trabalho realizado for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições.

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional?

A aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional deve ser realizada semestralmente pela área de Recursos Humanos. Durante a apuração, são utilizados como base entrevistas individuais com os funcionários. 

Um método interessante e eficaz é apresentar aos entrevistados os objetivos do trabalho. Deixando bem claro qual a a definição de Pesquisa de Clima Organizacional e as características da pesquisa. Dessa maneira sabendo , é assegurado o aspecto ético e sigiloso de todo o trabalho.

O recomendado, é que o questionário aplicado, seja em sua maioria  de caráter “aberto”, incitando reflexão nos participantes. Para cada colaborador o questionário deve ter entre 12 e 25 perguntas, e a entrevista deve ter duração máxima de 1 hora. 

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP