Benefícios Flexíveis

As empresas são organismos vivos e diversificados, tendo colaboradores com as mais diversas características. Por isso, atualmente algumas empresas vem reconhecendo essas diferenças básicas, e contemplando seus funcionários com um leque maior de benefícios.

Assim, essa é uma das políticas mais efetivas de retenção de talentos: Benefícios Flexíveis. Dessa forma, tanta empresa quanto colaborador obtém vantagens. Neste artigo vamos te contar tudo sobre como funcionam os benefícios flexíveis e como é possível implementar na sua empresa.

Você sabe o que são Benefícios Flexíveis?

É possível definir benefícios flexíveis, como benefícios oferecidos pela empresa, onde seus colaboradores, possuem liberdade para escolher quais serão os mais vantajosos de acordo com a sua rotina e estilo de vida.

Nesse modelo, benefícios como, plano de saúde, incentivo educacional, vale transporte e vale alimentação/refeição, ficam a escolha do colaborador, porém seguindo o que é oferecido pela empresa.

Como esse modelo funciona na prática?

Os Benefícios Flexíveis ainda não são tão populares no Brasil, mas são muito comuns nos EUA (Estados Unidos da América). No entanto, esta tem sido um a tendência cada vez utilizada por empresas brasileiras, como por exemplo na Telet SA, empresa de telefonia móvel do Rio Grande do Sul.

Esse é um exemplo de empresa que utiliza dessa flexibilização de benefícios. Desde sua fundação em 1998, a organização oferece para cerca de 900 funcionários um menu com 12 benefícios, cada um com até cinco opções.

Todos os colaboradores possuem direito a esse cardápio, porém existe uma pontuação disponível para cada função. Dessa forma cada benefício custa um “valor” em pontos, (assistência médica, odontológica, combustível, estacionamento, chek up, serviços de telefonia, vacinação, cartão de descontos para compras, creche, auxílio-doença, entre outros).

  • As informações foram tiradas do livro “Guia valor econômico de desenvolvimento profissional” por Por Stela Campos

Vantagens dos Benefícios Flexíveis

Com a sua pontuação, o funcionário compõe a sua combinação de benefícios. Por exemplo, um funcionário que trabalhe perto de casa pode pegar a verba referente aos tickets para alimentação e transporte, e investir em outro benefício. “Temos o caso de uma funcionária que aplicou toda a sua pontuação apenas em combustíveis porque os benefícios que seu marido recebia de uma outra empresa já a atendia em todas as outras áreas”, diz Paulo Amorim, gerente de tecnologia em Recursos Humanos, em entrevista à revista Exame.

A participação dos funcionários da Telet nos custos de todos os benefícios é de 20%, com a empresa arcando com os 80% restantes. O programa da Telet recebeu o prêmio TOP de RH, da ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.

Este é um exemplo onde fica claro os benefícios para o funcionário que dispõe dessa opção. Ter o poder de montar uma carteira de benefícios personalizada é um grande fator de satisfação. Esse poder de escolha por si só, já é um diferencial.

Já as empresas, com esse sistema trazem consequente melhora no clima organizacional e motivação. E ainda garantem o aumento do nível de satisfação dos colaboradores. Isso melhora também os indicadores diretos de RH, como o índice turnover.

Com os índices de turnover muito mais baixos e controlados, é possível garantir:

  • a retenção de talentos;
  • competitividade no mercado;
  • credibilidade da empresa;
  • Geralmente organizações que adotam tais práticas, estão ranqueadas entre as melhores para se trabalhar.

Essa é uma opção viável para qualquer empresa?

De fato, lidar com remuneração é sempre lidar com riscos. A empresa que deseja aplicar este sistema precisa estar disposta a lidar com todas as complexidades da administração dos benefícios, caso contrário, é melhor oferecer um pacote fixo.

É preciso pesar o investimento na flexibilização de acordo com o nível de engajamento que a empresa quer conquistar. Se a questão for se o passo vale a pena, posso te dizer que sim! Mas é preciso realizar o balanço entre a estrutura da empresa e as metas que desejam ser alcançadas.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *