A diversidade nas empresas é reunir, em um quadro de colaboradores, indivíduos que sofrem algum tipo de rejeição social.  Ou seja, pessoas que são discriminadas por sua classe, gênero, etnia, deficiência, religião e, orientação sexual e outras questões que servem de gatilho para o preconceito e a intolerância.

É importante ter em mente que trabalhar esse multiculturalismo não é uma questão de priorizar determinados grupos de pessoas, mas considerar as habilidades de quaisquer profissionais cima de suas escolhas pessoais ou características.

Você enxerga a diversidade?

Quando você pensa em um ambiente adequado para trabalhar, como ele é? Como as pessoas que trabalham ali são? De que maneira elas interagem entre si? Como é o clima daquele ambiente? Quais cores você vê? Provavelmente você nunca pensou acerca dessas questões que eu citei acima, mas a nova era exige que você reflita sobre isso.

A mudanças geracionais afetam profundamente o mercado de trabalho. Os novos profissionais estão se posicionando e se expressando cada vez mais – são inquietos, curiosos e sedentos para estabelecer pluralismo no dia a dia do trabalho. Mais do que nunca, temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade são pauta dentro e fora das empresas. Isso se intensifica com as redes sociais, que dão espaço para a expressão de todos. Assim, é gerado um estímulo extra para que todos sejam quem realmente são dentro e fora da empresa.

A diversidade nas empresas tem sido tema de pesquisa desde o começo dos anos 2000. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e pelo Ibope Inteligência mapeou as 500 maiores empresas do país. Os resultados apontam que, o número de companhias que afirmam ter estratégias para inclusão aumentou. Estratégias de contratação de mulheres, negros e pessoas com deficiência, passou de 52% em 2005 para 79% em 2007. No entanto, ainda há poucas mulheres e negros em cargos de comando, e as empresas não conseguem sequer cumprir a lei de cotas para contratação de pessoas com deficiência.

Já a pesquisa da Consultoria Crunchbase divulgou que apenas 17% das startups tinham mulheres como fundadoras. A pesquisa realizada em 2017 afirma a dificuldade detectada em 2007, mas é preciso ressaltar que mesmo a passos lentos a inclusão das mulheres em posições de destaque vem crescendo.

Além disso, o setor de Recursos Humanos cada vez mais esta conscientizado sobre a importância de incluir,

A diversidade é vantajosa para as instituições…

  • Boa visibilidade e posicionamento

Empresas adeptas da diversidade ganham visibilidade perante a concorrência. Portanto, negócios que demonstram domínio e respeito por essas questões, se preocupando com o bem-estar dos indivíduos, viram assunto em redes sociais e entre rodas de amigos, colaborando para a atração e retenção de talentos.

  • Engajamento

Atualmente, as pessoas buscam lugares onde possam ter um propósito para trabalhar, não considerando somente o salário que ganham. Por isso, a promoção da diversidade na empresa gera engajamento e cria uma cultura única para o negócio.

  • Aumento da Criatividade

Umas das nomeadas entre as 100 líderes mulheres com maior influência na área da gestão de pessoas, Christine Wright diz que a diversidade nas empresas traz um enorme potencial criativo para o negócio. Isso porque nossas experiências nos induzem sobre a maneira como enxergamos os problemas e como os solucionamos.Quanto mais variado for o time, maior será o número de ideias apresentadas e mais chances a organização terá para obter os resultados que tanto deseja.

  • Redução de Conflitos

Em empresas nas quais existe o respeito à diversidade, conflitos tendem a ser bem menores. Por isso, ao haver uma política saudável de conveniência entre as diferenças, as equipes e os seus integrantes em particular terão mais facilidade para lidar com as divergências que podem ser geradas no decorrer das atividades.

Dessa forma, as opiniões distintas não desencadearão atritos, desentendimentos e/ou rompimentos. Dependendo da situação, essas discordâncias se tornam estímulos para um estabelecimento cooperativo em busca de um consenso maior.

  • Aumento nos resultados

A consequência das vantagens citadas até aqui não poderia ser outra que não o alcance de melhores resultados gerais. Contudo, o motivo é simples: em um espaço no qual a diversidade é promovida, a companhia proporciona uma atmosfera acolhedora, colaborativa e estimulante.

Os profissionais se sentem mais motivados e engajados para a realização de suas tarefas. A promoção da diversidade no universo corporativo mostra padrões de funcionários mais felizes no trabalho. E ao aumentar a qualidade de vida dos funcionários, não há a menor dúvida de que os afazeres serão entregues com maior efetividade.

De fato, a diversidade nas empresas acarreta diversos benefícios. Portanto, é preciso que os Profissionais da área de Recursos Humanos, tal como os líderes e gestores, estejam inteirados sobre as práticas de promoção da diversidade nas empresas.

A Gente espera ter te alertado e conscientizado sobre o tema, fique ligado em nossas redes e se mantenha sempre atualizado.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP