A importância de um plano de cargos e salários

Em muitas empresas, de pequeno, médio e até grande porte, é comum que o plano de Cargos e Salários seja subestimado. No entanto, ele é fundamental para o crescimento efetivo de uma organização.

Sua função é basicamente atuar como um importante instrumento gerencial para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização. Em um cenário ideal, os Cargos e Salários são organizados para aumentar a produção de resultados. Mas o que acaba ocorrendo com a grande maioria, é o contrário.

Em muitos casos, a direção da empresa acaba deixando de se basear nos critérios de competência e mérito. Ao invés disso baseia-se em afinidades pessoais, parentesco, grupo social ou qualquer outro critério que gera desequilíbrio organizacional. Isso desencadeia nos outros funcionários um profundo sentimento de insatisfação e desmotivação, impactando negativamente os resultados da empresa como um todo.

Observando que essa era uma realidade na empresa de muitos clientes. A Gente decidiu contar como um bom plano de Cargos e Salários pode ser decisivo na sua empresa. Vamos lá, nos acompanhe até a última linha.

Afinal, qual a importância do plano de Carlos e Salários?

A maneira como as pessoas trabalham na organização depende basicamente de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado. A distribuição correta das tarefas de cada, assim como a remuneração para cada cargo, é por si só um fator motivacional para uma equipe.

Além disso, a formulação do Plano de Cargos e Salários, permite ao trabalhador enxergar a trajetória que tem pela frente. Deixando claro os termos de evolução salarial e seu plano de carreira. Por isso sua efetividade é extremamente importante em uma empresa.

No entanto, sua implantação, é um trabalho que demanda muito planejamento e cuidado com aspectos políticos e culturais da empresa. A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Por isso, a direção da empresa tem que ter muito claro o significado do trabalho, seus objetivos e consequências.

Sendo feita de maneira correta, a gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas. Dessa maneira elas propiciam um ambiente de motivação e produtividade. Gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais.

Quais as vantagens de ter um plano bem organizado?

O planejamento é uma ferramenta utilizada para determinar e sustentar as estruturas de cargos e salários de uma organização. Alcançando o equilíbrio interno e externo, isso faz com que as atribuições de cada um estejam bem claras. Assim a ansiedade ou expectativa dos colaboradores, por não saberem o que se espera deles, é eliminada. Fazendo com que os gestores realizem cobranças e motivações com mais assertividade.

Dessa maneira, são definidos parâmetros para avaliação de desempenho e promoções, indicando o sentido e direção a tomar, o que com o tempo ocorre de maneira muito orgânica.

Além disso, através da clareza dos resultados de cada colaborador, é possível saber quais perfis dão mais resultados, e quais setores precisam de ajustes como cortes na equipe, ou se a necessidade é de um treinamento específico, que fará aquele setor decolar em seus resultados.

Percebeu como a implementação de um plano de Cargos e Salários é extremamente importante? A Gente Mais sabe disso, por isso desenvolvemos uma consultoria de Cargos e Salários personalizada para sua empresa, entre em contato para mais informações. 

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *