A importância de promover de forma sustentável a inclusão LGBTQIA+ no ambiente trabalho

Falar sobre a diversidade no ambiente de trabalho, é complexo pois ainda há dificuldade de tornar esses ambientes genuinamente inclusivos. Isso porque, embora os líderes e gestores discutam sobre esse tema, poucos colaboradores têm conhecimento sobre a existência de inciativas voltadas a diversidade e inclusão.


Contratar profissionais que possuam perfis diversos, não é a mesma coisa que criar um ambiente de respeito, acolhedor e livre de assédio ou preconceito. É importante que os colaboradores se vejam representados. E mais do que isso, tenham oportunidades reais de crescimento ou tenha alguém para se inspirar.


É preciso destacar que a conscientização sobre o tema e a valorização das diferenças, não serve somente para dentro do âmbito corporativo, mas também para fora dele, isso permite que as pessoas assumam uma postura social.


Para mudar essa realidade e promover a mudança, é necessário olhar para essa questão com seriedade e focar no desenvolvimento da equipe, focando em uma comunicação inclusiva e não-violenta, trazendo consciências sobre identidade de gênero e orientação sexual. Reforçar a política de inclusão e promover palestras, reuniões e dinâmicas, com o intuito de incentivar uma boa convivência entre os colaboradores e manter o ambiente acolhedor.
Escutar os colaboradores torna-se essencial. Ter um canal de suporte e acolhimento para que as situações de assédios e preconceito sejam denunciadas é indispensável. Deve-se pensar em programas de incentivo ao desenvolvimento e ascensão para que se sintam estimulados e se tornem protagonistas dentro da organização.


Dentre todas essas iniciativas, a principal delas é olhar com sensibilidade para cada demanda social. Além de trazer benefícios, evidencia que a empresa está em um nível evoluído de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *