Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram diversos recursos inovadores, que serão tendência em 2020. Muitas organizações já estão adotando essas ferramentas. Mas se esse não é o caso da sua empresa, 2020 pode ser decisivo para  garantir a vantagem competitiva.

Confira, agora, as principais atualizações para o setor.

1. Experiência do colaborador

Se no passado, o que valia a pena para o colaborador continuar no emprego era o salário recebido, essa realidade vem se transformando com o passar dos anos. Não é a toa que gestores de RH que estão de olho nas tendências do mercado já sabem que a experiência do colaborador conta muito na hora de atrair e reter profissionais altamente qualificados.

É fato que as pessoas têm buscado por um trabalho que seja coerente com o seu estilo de vida. Diante disso, um dos grandes destaques de se proporcionar uma boa experiência, está em uma simples mudança no modo de trabalho: a adoção da flexibilidade.

Ter uma rotina que permite estar mais com a família e cuidar dos assuntos pessoais é um grande atrativo. Para muitos, horários flexíveis e home office já saem à frente da remuneração. Além disso, dependendo do cargo, uma rotina rígida de horários pode bloquear o potencial produtivo e criativo do colaborador.

2. Gerenciamento de desempenho contínuo

A análise de desempenho já é aplicada há algum tempo, mas o que faz dela uma tendência para o RH no próximo ano são os períodos em que elas são realizadas. Se antes eram feitas, no máximo, três vezes ao ano, hoje, o mercado sente a necessidade de aplicar esse recurso de maneira contínua.

Essa é mais uma transformação que está relacionada ao comportamento das novas gerações que ocupam o mercado. Como as equipes trabalham de maneira cada vez mais independente, reuniões individuais e frequentes entre líderes e liderados ajudam a mover os projetos mais rapidamente.

Dessa forma, os gestores também podem assumir uma postura de facilitadores perante as atividades. Reuniões pessoais semanais ou quinzenais não só contribuem para a melhoria dos resultados, como também para diminuir eventuais problemas.

3. People Analytics

Empresas que estão de olho em abrir vantagem competitiva no mercado buscam, cada dia mais, trabalhar orientada por dados. Quando há uma importante decisão a ser tomada, o ideal é que ela seja estudada, analisada e que haja uma previsão concisa dos possíveis cenários relacionados a ela.

Quando essa situação ocorre dentro do RH, quem entra em ação é o People Analytics. Não é a toa que a ferramenta já é assunto recorrente em publicações e eventos sobre gestão em pessoas. Afinal, ela permite contratações mais adequadas aos objetivos do negócio. Isso contribui para que o capital humano funcione de maneira efetiva no alcance de resultados positivos.

Contudo outra abordagem é concentrar-se mais no aumento da produtividade dos colaboradores existentes. Ou seja, ao em vez de contratar pessoal adicional, e na melhoria dos critérios de seleção. Usando People Analytics, você pode tentar encontrar as características das pessoas e equipes com melhor desempenho e as condições que facilitam o desempenho.

Essas descobertas podem ser usadas para aumentar a produtividade e selecionar candidatos que tenham as características dos melhores desempenhos. Quando a produtividade aumenta, você precisa de menos pessoas para obter os mesmos resultados.

4. Recrutamento online

Da mesma forma que nos relacionamos e consumimos por meio da internet, o recrutamento também se torna possível em poucos cliques. As ferramentas de recrutamento online são uma forte tendência para o setor, pois são vantajosas tanto para a empresa quanto para o candidato.

Desde a triagem de currículos até a entrevista final, todos os processos podem ser automatizados, otimizados e gerenciados de forma virtual. Inclusive, utilizam recursos apresentados neste artigo, como o People Analytics.

Implementar todas essas tendências para o RH em 2020 é um desafio e tanto, mas não é algo impossível. A tecnologia é uma grande aliada para que as atividades pertinentes ao gestor de recursos humanos possam ser desempenhadas de forma rápida e eficiente. Prova disso é que grande parte das novidades aqui apresentadas estão relacionadas com a transformação digital.

Atualmente, há diversas empresas voltadas à terceirização de procedimentos relacionados ao departamento, e plataformas digitais que trazem modernidade a rotina. É o caso da Geração de Talentos, a nossa plataforma que agilize os seus processos seletivos Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

5. Forme Líderes que inspirem

Para Ruy Shiozawa, CEO na Great Place to Work, uma tendência para o próximo ano é o investimento em capacitação de lideranças. Ele defende que, antes de tudo, é necessário compreender que o conceito de líder envolve mais que uma hierarquia na empresas. “Na verdade, o ideal é que cada profissional da organização seja capaz de influenciar outros colaboradores”.

O CEO explica como isso impacta as companhias. “Se as pessoas dentro da empresa forem desenvolvidas, elas tendem a influenciar positivamente as demais, sejam elas chefes de equipes ou não”, afirma.

6. Invista em treinamentos aliados à tecnologia

A era digital está transformando as habilidades essenciais ao mercado e a forma como elas são adquiridas. Nesse contexto, um conceito que ganhou destaque neste ano e que continuará forte em 2020 é o Learning in the Flow of Work (Aprendizado no Fluxo do Trabalho, em uma tradução livre).

Evite que o funcionário seja obrigado a se deslocar para treinamentos em salas de aulas, utilizando plataformas online. Essas ferramentas possibilitam o aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho. Além disso, o uso de recursos de tecnologia para RH na aplicação de treinamentos melhora a experiência do colaborador. Conheça a nossa plataforma de formações online GM Digital.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP