5 dicas de baixo investimento para aumentar a motivação de sua equipe

No artigo da semana passada, explicamos como deve ser realizada a motivação dos colaboradores. Neste texto, maremos algumas dicas de como potencializar essa motivação, e garantir os melhores resultados de sua equipe!

Elogie Sinceramente

Segundo uma pesquisa realizada pela revista, Harvard Business Review, na rede de produtos eletrônicos, Best Buy: 0,1% de reconhecimento a mais aumenta o engajamento dos profissionais. Isso representa 100 mil dólares a mais de faturamento anual para a empresa. Este 0,1% é fruto direto de ações de reconhecimento e, como podemos ver, os elogios fazem a diferença.

Neste sentido, de acordo com neurologistas, o aumento de dopamina, substância liberada pelo cérebro nos momentos de alegria, contentamento e satisfação, ocorre também quando recebemos um elogio no trabalho. Este é um bom exemplo de como o reconhecimento profissional além de realização gera lucros também, já que, nada mais desanimador para os membros da equipe do que entregar bons resultados e ter a sensação de que não fez mais que obrigação.

Saiba quem são seus funcionários

Para estimular sua equipe, é preciso saber as preferências de cada um dos funcionários. Por isso, reserve um pouco do seu tempo para saber o que anima cada funcionário, o que incomoda e o que é esperado para o futuro. Isso é extremamente importante, caso contrário, você estará sempre dando estímulos errados. Se preocupe com a opinião de seu funcionário sobre os pontos positivos e negativos da empresa, afinal muitas vezes terá ótimas ideias que ajudarão em seus resultados. Saber que suas ideias possuem valor dentro de uma organização, é um ótimo estímulo para a motivação.

Crie desafios

Demandas são diferentes de desafios, pois quando você passa uma demanda para sua equipe, aquilo entra como uma obrigação que possuí um prazo, e que virá acarretada de cobranças. Esse efeito é diferente quando um desafio é proposto, por exemplo, buscar a solução para um problema antigo. Portanto, crie desafios de curta duração, com no máximo um mês, onde quem conseguir será recompensado com algum prêmio simples como um vale presente ou um brinde da empresa. Com certeza isso engajará a equipe e trará à tona a criatividade, gerando motivação dentro daquele núcleo.

Ofereça um espaço extra no escritório

Um ambiente alegre e organizado faz seus funcionários acordarem mais dispostos. Assim, oferecer um espaço para isso dentro do seu negócio não significa, necessariamente, gastar mais. Atitudes como por exemplo, estimular os funcionários a decorarem suas mesas, estabelecer um dia para roupas mais casuais, promover um encontro semanal na própria empresa, dar prêmios simbólicos e reservar um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café, levam alegria para o ambiente de trabalho e para a equipe como um todo, fazendo com que essas pessoas estejam mais motivadas.

Estimule a capacitação

No dia a dia da empresa constantemente é destacado a necessidade de crescimento daquela organização. Seguindo essa mesma linha, é preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. Dessa maneira, é preciso que o colaborador saiba que seu crescimento é importante para o crescimento da empresa, e que os dois precisam ser desenvolvidos juntos.

Por isso, a Gente Mais Consultoria e Treinamentos, oferece cursos, palestras e treinamentos, para que juntos, empresas e colaboradores alcancem seu sucesso. Conheça nosso trabalho e acompanhe nosso conteúdo.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *