Para se ter uma empresa de sucesso, uma coisa é fundamental: a capacitação de colaboradores.

Adotar uma política focada em desenvolvimento de pessoas faz com que elas entendam a importância do papel delas na organização, dando uma motivação a mais para executar um bom trabalho!

Pense que colaboradores capacitados prestam serviços de melhor qualidade, valorizando assim o produto que você oferece para seus clientes. Quando falamos de usar os treinamentos para melhorar o serviço, não é apenas conhecer bem sua função e o produto que você oferece, mas entender o comportamento de consumo de seus clientes e suas necessidades.

Segundo pesquisa do Panorama do Treinamento no Brasil – que está em sua 14ª edição -, a média do investimento anual de T&D por colaborador das empresas brasileiras em 2019 é de R$ 652,00, a partir da qual podemos observar uma tendência de queda do indicador nos últimos 3 anos: diminuiu 13% neste último, já que o investimento em 2017 foi de R$ 788,00. A indústria foi o setor que mais investiu e o comércio, o que menos.

Já as horas de treinamento de cada colaborador também diminuiu,  a média brasileira este ano é de 15 horas de treinamento por colaborador, o que representa uma queda de 17% em relação ao ano anterior. Essa tendência negativa pode ser prejudicial para os negócios, já que colaboradores menos capacitados podem não entregar serviço em todo seu potêncial. 

Mas para isso existe uma solução, já que existem vários tipos de treinamentos possíveis para capacitar colaboradores tanto presencialmente quanto EAD!

 

TREINAMENTO PRESENCIAL X EAD

 

O treinamento presencial é mais tradicional mas tem muitas possibilidades, nele você consegue montar desde uma sala de aula comm professor/palestrante até treinamentos externos de imersão.

São muito eficázes pois o colaborador fica intimamente em contato com a cultura da empresa e outros colaboradores, tendo um viés de socialização. Funcionários que se conhecem tendem a trabalhar melhor juntos, tendo menos conflitos e melhorando sua comunicação.

Este método existe há muito tempo e apresenta muitos benefícios, como:

  • Interação pessoal
  • Cria o ambiente e disponibiliza os recursos certos para que “alunos” interajam com os instrutores
  • Fortalece a construção de relacionamentos entre o instrutor e o colaborador

A maior desvantagem do treinamento presencial é a falta de escalabilidade. 

Esse método exige que um instrutor esteja presente o tempo todo e pode se tornar complicado quando a turma fica muito grande. Mas se isso for um conFlito, você pode fazer o seu treinamento de forma EAD!

O treinamento a distância já era uma escolha inteligente por parte dos gestores, pois traz uma série de benefícios em relação à otimização de custos e tempo. Agora, principalmente por conta da situação pandêmica que vivemos, a opção se revela até mais prudente e segura para preservar a saúde de funcionários.

Mas não se engane pensando que essa inteligência é apenas uma forma de “quebrar um galho” da empresa. Muito pelo contrário: a estratégia pode superar a qualidade do treinamento presencial em muitos aspectos. Acompanhe agora algumas das principais vantagens do treinamento a distância escolhidas pelo blog convenia:

 

Aprimora a qualidade

A modalidade digital ajuda a melhorar a qualidade porque permite explorar fatores essenciais para a empresa, como padronização de temas, implementação de inovação no treinamento e até gamificação da aprendizagem.

Também é possível despertar a automotivação do colaborador e impulsioná-lo a buscar um bom resultado. Uma das vantagens mais claras nessa adoção é a autonomia que é dada ao funcionário, estimulando um comportamento mais responsável e proativo.

 

Otimiza processos

Por meio de uma plataforma digital, você poderá avaliar o processo pedagógico e montar um plano de capacitação mais otimizado e focado nas necessidades da equipe.

Especialmente em relação ao andamento do treinamento e ao acompanhamento do desempenho de colaboradores, também é possível registrar, analisar e aprimorar os índices de exigência.

A cada ciclo de aprendizagem tudo estará cada vez mais padronizado e aprimorado. Além disso, atualizações pontuais poderão ser repassadas de forma muito mais rápida e prática.

 

Reduz custos

Impressão de materiais, alocação de professores, gastos com transportes de funcionários, além de custos com coffee break, água e luz. Esses são apenas alguns exemplos que estão no cotidiano de qualquer treinamento presencial.

Em uma plataforma EAD, você elimina todos esses desperdícios e promove o acesso totalmente on-line. Por conta disso, terá todos os custos e encargos já embutidos no dia a dia da empresa.

 

Economiza tempo

Treinamentos presenciais sempre precisam de deslocamento, hora marcada e alocação prévia de recursos. Por outro lado, na modalidade on-line, você tem toda a estrutura na internet e permite acesso ao colaborador a qualquer momento.

Dessa forma, é possível utilizar períodos de baixa demanda para executar a capacitação. Então, o colaborador poderá escolher o melhor horário e focar mais no aprendizado.

Também evita-se, com isso, a necessidade de alocação fora do horário de trabalho, o que pode até abrir espaço para insatisfações, bem como a exigência de horas extras para compensar o excedente no expediente.

 

O treinamento e a capacitação de colaboradores já são medidas comuns entre gestores de excelência. Agora, mais do que nunca, isso se torna necessário para adaptar o seu negócio aos novos comportamentos de mercado. Conte com a Gente Mais para tornar o seu sonho de treinamento uma realidade!